Eduarda Gouveia confirma os primeiros nove nomes do primeiro escalão da futura gestão em Carpina
Nesta sexta-feira (27), a prefeita eleita de Carpina, Eduarda Gouveia (Podemos), anunciou os primeiros nove nomes para compor a futura gestão, entre eles os comandantes de sete secretarias, chefe de gabinete e responsável pela autarquia de trânsito e segurança pública.
Os secretários municipais confirmados são: Patrícia Amélia (Saúde), Roberval Araújo (Governo), Marta Guerra (Cultura, Turismo e Lazer), Tiago Grassi (Infraestrutura), Marcelo Pascoal (Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), Izaura (Mulher) e Marcelo Gomes (Planejamento e Administração), enquanto Diogo Prado será o chefe de gabinete e Jorginho Lapa o responsável pela autarquia de trânsito e segurança.
Veja abaixo um pouco do histórico divulgado de cada um deles:
Diogo Prado – Chefe de Gabinete
Com mais de 20 anos de experiência no setor público, Diogo Prado traz uma trajetória marcada por cargos estratégicos. Atuou como gerente financeiro na Secretaria de Assistência Social do Recife e foi vereador de Carpina em 2016. No Governo do Estado de Pernambuco, exerceu funções como chefe de gabinete na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e assessor na Secretaria da Casa Civil. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), foi assessor especial e consultivo, acumulando vasta experiência em gestão pública e articulação institucional.
Patrícia Amélia – Secretaria de Saúde
Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Saúde Pública, Patrícia Amélia possui especialização em Saúde Suplementar e Gestão de Pessoas. Com uma carreira voltada à humanização da saúde pública, foi secretária de Saúde de Igarassu e vice-presidente do COSEMS-PE (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco). Patrícia é reconhecida por sua atuação na defesa do SUS e por promover uma saúde pública de qualidade, acessível e humanizada.
Roberval Araújo – Secretaria de Governo
Graduado em Administração de Empresas, Roberval Araújo tem uma trajetória sólida em gestão pública, ocupando cargos como secretário de Finanças, Administração, Governo e Juventude. Com passagem pelo setor bancário, na Caixa Econômica, também se destacou no Legislativo de Carpina, no Governo do Estado de Pernambuco e na ALEPE. Sua experiência o torna um nome estratégico para a articulação política e administrativa do município.
A prefeita eleita destacou a competência e a experiência dos novos integrantes da equipe. “Cada nome foi escolhido com muito cuidado, pensando em garantir uma gestão eficiente e comprometida com o progresso de Carpina. Tenho certeza de que, juntos, faremos um trabalho que trará grandes resultados para nossa cidade e nossa gente”, afirmou Eduarda Gouveia.
Jorginho Lapa – Autarquia de Trânsito e segurança pública
Com sólida formação em Administração de Empresas e experiência no setor público, Jorginho Lapa se destacou em diversas funções, como controlador financeiro da Prefeitura de Carpina, coordenador da Unidade Municipal de Cadastro (UMC) e administrador na Defensoria Pública de Pernambuco. Também foi vereador de Carpina e atuou como coordenador de CIRETRANs. Sua trajetória demonstra dedicação à gestão pública e ao desenvolvimento de soluções que beneficiem o município.
Marta Guerra – Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer
Formada em Direito pela UNICAP, Marta Guerra é uma figura reconhecida por sua contribuição em áreas sociais e culturais. Ex-vice-prefeita e vereadora de Carpina, também ocupou cargos como secretária da Mulher e de Trabalho e Desenvolvimento Social. Marta foi uma das idealizadoras da FENEARTE, a maior feira de artesanato da América Latina, e liderou projetos que priorizaram geração de renda e inclusão social. Sua visão integradora e experiência são trunfos para fortalecer a cultura, o turismo e o lazer em Carpina.
Tiago Grassi – Secretaria de Infraestrutura
Graduado em Engenharia Civil e com especializações em Segurança do Trabalho e Saneamento Básico, Tiago Grassi acumula experiência tanto no setor público quanto privado. Foi engenheiro civil na Prefeitura de Abreu e Lima e teve uma trajetória marcante na Compesa, onde atuou como analista, coordenador técnico e gerente regional. Sua atuação é pautada pelo compromisso em implementar obras e projetos que impactem positivamente a vida da população e promovam o desenvolvimento urbano e social.
A prefeita eleita, Eduarda Gouveia, destacou a relevância dos nomes anunciados. “Jorginho, Marta e Tiago são profissionais experientes e comprometidos com o progresso de Carpina. Confio que, com eles, vamos avançar em áreas estratégicas e transformar nossa cidade em um lugar ainda melhor para todos”, afirmou.
Marcelo Pascoal – Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
Com trajetória consolidada na política de Carpina, Marcelo Pascoal é empresário e está cursando Direito e Gestão Pública. Foi vereador entre 2012 e 2016 e vice-prefeito de 2016 a 2024, além de atuar como subprefeito do Bairro Santo Antônio, onde se destacou pelo desenvolvimento de ações voltadas para a comunidade. Sua experiência será fundamental na formulação de políticas públicas direcionadas ao bem-estar das crianças, jovens e famílias carpinenses.
Izaura Pessoa – Secretaria da Mulher
Graduada em Filosofia e Direito, com mestrado em Filosofia, Izaura Pessoa tem uma sólida carreira acadêmica e administrativa. Professora universitária há 28 anos, já ocupou cargos como secretária de Administração, Educação e Mulher em Carpina. Escritora e autora de dois livros, Izaura é reconhecida por sua atuação na promoção da equidade de gênero e pelo fortalecimento dos direitos das mulheres.
Marcelo Gomes – Secretaria de Planejamento e Administração
Formado em Administração e bacharelando em Direito, Marcelo Gomes acumula experiência em gestão pública e planejamento estratégico. Com passagens pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e por prefeituras de Limoeiro, Camaragibe e Paudalho, ocupou cargos como secretário de Planejamento, Administração e Gestão. Mais recentemente, foi secretário de Planejamento, Governo e Gestão em Limoeiro, consolidando sua expertise em políticas públicas estruturantes.
A prefeita eleita Eduarda Gouveia destacou a importância das escolhas para a gestão que está por vir:
“Marcelo Pascoal, Izaura e Marcelo Gomes são profissionais dedicados e competentes. Juntos, vamos trabalhar por uma Carpina mais inclusiva, bem administrada e voltada ao desenvolvimento humano e social.”