Governo Agosto
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Falub
Cidades

Em Santa Cruz do Capibaribe, governadora entrega Central de Feiras e Mercados e nova fase do Ilumina PE


Em Santa Cruz do Capibaribe, governadora entrega Central de Feiras e Mercados e nova fase do Ilumina PEFotos: Janaína Pepeu/Secom

A Central de Feiras e Mercados José Amaro Xavier (Zezinho da Farinha), no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, foi entregue pela governadora Raquel Lyra na última quarta-feira (18). A melhoria do espaço foi realizada com um investimento de R$ 5,9 milhões, garantindo a capacidade para mais de 1,2 mil feirantes. Na ocasião, 1.070 lâmpadas de iluminação pública foram entregues para o município em uma nova fase do Ilumina PE, por meio do Programa Juntos pela Segurança.

A gestora descerrou a placa de inauguração da Central de Feiras e Mercados e visitou o novo espaço do equipamento. “O desenvolvimento regional é uma prioridade para o Governo do Estado. Estamos entregando novos mercados públicos em diversos municípios para garantir emprego e renda para a nossa gente. Por muito tempo, o interior de Pernambuco esteve esquecido, mas a nossa gestão reconhece a força do Agreste. Nós sabemos da importância da Central de Feiras e Mercados tanto para aqueles que trabalham quanto para quem frequenta, e queremos ver a população do interior prosperar dentro da sua terra”, destacou Raquel Lyra.

O grande mercado público abrange uma área de 8 mil m² e está localizado no bairro de Santa Tereza, próximo à PE-160. Como um ponto de comércio tradicional na região, o equipamento concentra o comércio de produtos como cereais, frutas, legumes, carnes e objetos diversos, além de serviços como consertos.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes, lembrou que o projeto da obra precisou ser refeito. “A obra foi iniciada em julho de 2022 e quando foi assumida pela atual gestão, tinha apenas 2% do trabalho executado. Precisamos superar algumas inconsistências técnicas no projeto e no orçamento para garantir o funcionamento adequado do espaço. Em junho do ano passado as obras foram retomadas e, agora, concluímos o trabalho garantindo esse benefício à população”, pontuou.

A obra da coberta foi executava com objetivo de garantir melhoria nas condições de trabalho aos feirantes e proteger o público do sol e das chuvas. A nova estrutura vai abrigar 679 bancas. O projeto incluiu a construção de uma coberta principal, elevada, próxima ao acesso principal pela PE-160, e outras cobertas menores, além de um sistema de drenagem para as águas pluviais e a instalação de 86 pontos de iluminação com refletores de LED.

O comerciante Márcio Edezio da Silva, contou que a entrega representa melhoria na qualidade do trabalho. “Para mim, esse é um momento muito feliz. Essa obra é esperada há muito tempo e agora, com a Central de Feiras concluída, teremos melhores condições para fazer nossas vendas”, afirmou.

Durante execução das melhorias, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizou intervenções complementares, como a construção de um centro administrativo, banheiros e vestiários, ampliação do açougue, urbanização da entrada do mercado e a construção de um muro delimitador. As obras foram realizadas em conjunto e entregues simultaneamente.

ILUMINA PE – No evento, a chefe do Executivo estadual também entregou uma nova fase do programa Ilumina PE em Santa Cruz do Capibaribe. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), em parceria com a Neoenergia, realizou a troca de 1.070 lâmpadas de iluminação pública no município. Na iniciativa as antigas lâmpadas de vapor de sódio e de vapor metálico são substituídas pela tecnologia LED.

Do total de 12.250 lâmpadas que serão trocadas pela Neoenergia em 2024, 6.011 já foram efetivamente substituídas, uma taxa de 49% de execução dos trabalhos. A iniciativa beneficia municípios de todas as regiões do Estado. Além das lâmpadas que estão sendo trocadas pela Neoenergia, o Governo do Estado de Pernambuco, até 2026, promoverá a troca de 25 mil lâmpadas, de maneira direta, em um investimento que supera os R$ 25 milhões.

 


Maxima Contabilidade
CESP Carpina
Cachorro Quente
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário