Falub
Farmácia Rangel
Governo Agosto
Lacca Laboratório
Cidades

Governo entrega 617 títulos de propriedade em Salgueiro e anuncia a recuperação do aeroporto do município


Governo entrega 617 títulos de propriedade em Salgueiro e anuncia a recuperação do aeroporto do municípioFotos: Miva Filho/Secom

O Governo de Pernambuco entregou 617 títulos de propriedade aos moradores do Loteamento Conjunto Residencial Vila Cohab, em Salgueiro, no Sertão Central do Estado, nesta quarta-feira (24). A ação é parte programa de habilitação Morar Bem Pernambuco, que oferece segurança jurídica aos moradores e facilita o desenvolvimento urbano e social. Durante o evento, a governadora Raquel Lyra também assinou a ordem de serviço para recuperação da pista do Aeroporto de Salgueiro. O custo de R$ 4,2 milhões inclui o revestimento e sinalização de 1,3 quilômetro da pista de pouso e decolagem.

“Hoje é um dia importante aqui em Salgueiro. A gente está entregando títulos de propriedade para quem há mais de 30 anos sonhou com sua casa própria. É a garantia que a casa é sua, que pode financiar, buscar empréstimo, passar para a família. Habitação é prioridade para o nosso governo e estamos reconhecendo o direito de vocês. A gente também dá a ordem de serviço para a obra do aeroporto. São mais de R$ 4 milhões que serão investidos do Governo de Pernambuco para que as pessoas possam chegar e sair daqui com segurança. Isso significa que o resgate de bombeiros, de saúde, transporte de órgãos poderão chegar aqui. Salgueiro vai voltar a se conectar de avião a várias outras cidades”, destacou a governadora.

Uma das moradoras que recebeu o título de propriedade, Francisca Pereira dos Santos Silva destacou a importância da entrega. “Finalmente chegou o momento que nós esperávamos. Todos nós estávamos ansiosos para ter essa escritura. Agradeço a Deus e a pessoa que trouxe esse papel em nossas mãos, nossa governadora Raquel Lyra”, pontuou.

O loteamento Conjunto Residencial Vila Cohab foi criado em 1988 e todo o processo para a entrega da documentação foi realizado pela Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart S.A), empresa ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh), em parceria com o cartório de imóveis local e com o programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O programa tem o objetivo de regularizar mais de 50 mil imóveis de habitações sem escritura até 2026. Desde 2023, quando começou, 6.135 títulos foram entregues.

O secretário-executivo estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Francisco Sena, falou dos benefícios que a entrega representa. “Desde o início da gestão, já foram entregues mais de seis mil títulos de propriedade em todo o Estado. Fazendo uma comparação, nos quatro anos anteriores tinham sido entregues 1.329 títulos. Então, aceleramos bastante a entrega de títulos de propriedade. Importante destacar que a maior parte desses títulos são entregues a mulheres, mães de família”, afirmou.

Quanto ao aeroporto que estava com uso suspenso devido às condições precárias da pista, foi assinada a ordem de serviço para a recuperação da pista de pouso e decolagem. A previsão é de que o serviço dure 120 dias, incluindo recapeamento, sinalização horizontal, a nova cerca patrimonial no sítio aeroportuário, a capinação e a reforma do prédio da Casa de Guarda.

Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, a revitalização é fundamental para a retomada dos voos. “Essa ação vai fazer com que a gente possa voltar a ter voos em Salgueiro. Esses voos, em sua grande maioria, são justamente direcionados a socorros, então dentro da região, caso necessite de um voo de emergência, teremos um aeroporto pronto para atender a população”, exemplificou o secretário.

Também participaram do evento o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho; a presidente da Perpart em exercício, Lúcia Helena Amaral; e o representante da DTC – Construtora e Empreendimentos Imobiliarios, João Ricardo Modesto Dantas e o deputado federal Túlio Gadêlha. “Esse é um momento importante porque ajuda a valorizar aquele imóvel que, muitas vezes, as pessoas moram há muitos anos, mas não tinham a escritura”, disse.

Depois da assinatura, a governadora Raquel Lyra visitou a Diocese de Salgueiro, localizada na Catedral de Santo Antônio, no Centro da cidade. Ela foi recebida pelo bispo Dom José Vicente Pinto de Alencar da Silva.

 


CESP Carpina
Maxima Contabilidade
Armazém Loureço
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário