Eleição para o conselho tutelar terá mudanças a partir de 2023 em Carpina
![Eleição para o conselho tutelar terá mudanças a partir de 2023 em Carpina](https://i0.wp.com/www.vozdepernambuco.com/wp-content/uploads/2019/04/Conselho-Tutelar-eleições.jpg?fit=545%2C311&ssl=1)
A partir de 2023, novas regras serão aplicadas no processo eleitoral para a escolha de conselheiros tutelares. Na última quinta-feira (28), os vereadores aprovam um projeto de lei enviado pelo poder executivo municipal que muda algumas regras.
A mudança seria aplicada já na eleição este ano, mas uma emenda ao projeto que foi apresentada pelo vereador Marcone Fogo (SD), adiou para o pleito de 2023. As principais mudanças são a realização de prova classificatório para os interessados em se tornar um candidato a vaga e a mudança na quantidade de candidatos que cada eleitor poderá escolher, sendo reduzida de cinco para um candidato. Atualmente o conselho tutelar de Carpina conta com cinco conselheiros tutelares.
Em entrevista os vereadores Guilherme Diógenes (PTB) e Eliton Lopes (PV) explicam as mudanças:
O vereador Marcone Fogo concedeu entrevista ao Voz de Pernambuco e explicou a emenda que adiou a aplicação das novas regras:
A vereador Manu Lapa também falou sobre o projeto e a sessão realizada: