Para evitar extermínio, Bombeiros realizaram capacitação de captura de abelhas em Nazaré da Mata
Uma ocorrência bem frequentemente na região do agreste e Zona da Mata Norte é ataque de abelhas. Para evitar o possível extermínio, os bombeiros passaram por capacitações para efetuar a captura. A instrução prática foi realizada pelo Sargento PM Rosivaldo, nas instalações da Universidade de Pernambuco, em Nazaré da Mata.
Segundo as informações, o Campus Universitário teve o hall de uma das salas ocupado por abelhas que colocavam em risco a vida dos estudantes dos cursos de Graduação. Para resolver o problema, os bombeiros precisaram de roupa de apicultor, fumigado e caixa de abelhas, esta última adquirida pela Universidade. Depois de três horas de trabalho, a primeira turma concluiu o curso intensivo.
Segundo o Comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, TenCoronel Edson Marconni, o ideal é manter vivo os insetos. “A Diretriz do Comando Geral proíbe o extermínio, sendo aceitável somente em casos extremos de ataques e ameaça iminente à vida humana, mas faremos de tudo para isso nunca ocorrer. Por esse motivo estamos capacitando os bombeiros para realizar a captura e o transporte das abelhas para uma área segura”, completou.
O projeto do Comandante é integrar a Universidade Rural de Pernambuco, Universidade de Pernambuco e Secretarias de Meio Ambiente de 18 municípios da Zona da Mata, para criarem o primeiro Apiário Regional da Mata Norte, onde a palavra de ordem é preservação da espécie, educação ambiental e pesquisa.
Já há uma reunião marcada para o dia 13 de fevereiro, no quartel do 7º Grupamento de Bombeiros em Carpina. Os interessados a compor esse projeto, podem confirmar a presença pelo telefone 99488-4885.