1ª Oficina de Cavalo Marinho acontece em Paudalho neste sábado (26)
Será realizada no próximo sábado (26) em Paudalho, a 1ª Oficina de Cavalo Marinho. Segundo as informações, o evento que acontece na praça pública, centro da cidade, tem como objetivo explicar a tradição e terá como um dos palestrantes, o Poeta e Mestre de Maracatu em Tracunhaém, Gil Régis. A oficina é aberta ao público, e a partir das 14h já será possível fazer as incrições, de acordo com os organizadores.
O Cavalo Marinho é auto integra o ciclo de festejos natalinos, e presta homenagem aos Reis Magos. As apresentações se processam ao som da orquestra conhecida como banco, composta de rabeca, ganzá, pandeiro, bage de taboca e zabumbas. O folguedo possui 76 personagens (figuras), sendo divididas em Três categorias humanas, fantásticas e animais. Entre as humanas estão o Capitão, Mateus, Bastião, Mestre Ambrosio, Soldado da Guarita, Mané do baile, Valentão, Pisa Pilão, Barre Rua. Nas fantásticas estão Caboclo de Urubá, Parece mas não é, Morte, Diabo, Babau, Jaraguá. E os animais são Boi, Ema, Cavalo, Onça e Burra.
Gil Régis que palestrará no evento, destacou a importância da realização do encontro. “Só temos duas cidades na Mata Norte que têm o Cavalo Marinho, esse folguedo. As demais cidades não têm. Essa é a oportunidade de todas as cidades da Mata Norte marcarem presença, para querer levar para a sua cidade o folguedo, essa apresentação e por que não colocar um grupo de Cavalo Marinho? Para isso estamos a disposição!”, completou.